O Programa Aprendiz Empreendedor - PAE, é um programa social mantido pela Fundação Maçônica Manoel dos Santos - FMMS e possui a finalidade de aplicar a Lei da Aprendizagem nº 10.097/00 e, desta forma, proporcionar ao jovem com ou sem deficiência o exercício da sua cidadania através do acesso à educação, profissionalização e emprego, contribuindo assim, para sua inclusão no mundo do trabalho e na sociedade.

Ao aprendiz com deficiência, o PAE tem como meta sua inclusão no mercado de trabalho, visando posteriormente o cumprimento da lei de cotas nº. 8.213/91, com profissionais devidamente qualificados.

Para a Fundação Maçônica Manoel dos Santos, o Programa Aprendiz Empreendedor vem de encontro a sua missão que é contribuir para a melhoria do ser humano promovendo o desenvolvimento espiritual, moral, material e consequentemente a melhoria da qualidade de vida, colaborando com base em estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos na construção de uma nova realidade social mais justa, fraterna e solidária .